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Religiosidade

Uma das principais características dos ucranianos é a religiosidade. A maioria dos ucranianos no Brasil são católicos do rito oriental e uma pequena parte é de ortodoxos, o que difere-se da Ucrânia, onde a maioria dos fiéis segue o rito ortodoxo. Na comunidade de Roncador o rito mais seguido é o oriental.

O rito oriental está em plena comunhão com o papa, ou seja, são as igrejas cristãs surgidas a partir das províncias orientais do Império Romano, caracterizadas por uma multiplicidade de tradições e ritos litúrgicos, sendo predominante a tradição bizantina e seu rito correspondente, também chamado de rito bizantino, pode significar um rito litúrgico.

“A liturgia bizantina, da qual a ucraniana é um ramo, tem origem na de Jerusalém, de São Tiago, reformada por São Basílio Magno e abreviada por São João Crisótomo, no século IV. Foi logo aprovada pela Igreja, sendo seguida até hoje por grande número de cristãos do Oriente e pelos fiéis do rito ucraniano, o qual é todo celebrado na língua ucraniana" (BORUSZENKO, 1969, p.431).

As cerimônias da missa são cheias de simbolismo, um dos que mais chama a atenção na liturgia é o celebrante, pois este é considerado como o guia, o pastor que caminha diante do rebanho para conduzir os fiéis para as fontes de graça e da salvação, por isso o mesmo celebra a missa de costas para o povo. (CIUPA, 2002).

Celebração litúrgica ucraniana do rito bizantino.

A Igreja ucraniana para reviver importantes acontecimentos da história da criação e redenção do homem, apresenta uma ordem de tempo de celebrações destes mistérios, tendo no mínimo 10 principais "dias santos" durante o ano, celebrações estas sempre rezadas e cantadas na língua ucraniana.

Desde a chegada dos imigrantes até hoje, a principal fonte de preservação e ensinamentos religiosos na comunidade São Nicolau é a catequese. A catequese faz parte da ação evangelizadora da Igreja que envolve aqueles que aderem a Jesus Cristo. Catequese é o ensinamento essencial da fé, não apenas da doutrina como também da vida, levando a uma consciente e ativa participação do mistério litúrgico e irradiando uma ação apostólica. Segundo o Documento de Puebla (1979) e a afirmação dos Bispos do Brasil, a catequese é um processo de educação da fé em comunidade, é dinâmica, é sistemática e permanece.

A catequese é ministrada aos sábados pelas Irmãs Servas de Maria Imaculada, como também por catequistas leigas. Além da parte religiosa elas disponibilizam à comunidade vários cursos com a finalidade de aproximar os participantes de costumes e hábitos do país de origem, entre eles, estão a língua, a dança, a arte e a culinária. Bem como, há a oferta de cursos de língua ucraniana como forma de manutenção e divulgação da língua.

Artesanato

O artesanato ucraniano tem raízes nos hábitos agrários e é representado pelos bordados e pinturas de desenhos seculares, cerâmica, entalhe em madeira, tecelagem, xilogravura, pintura de bonecas e de ovos típicos, as famosas pêssankas, importantes elementos da cultura que ainda conservam inúmeras características bizantinas.

Um dos principais ícones do artesanato ucraniano são as pêssankas, “conta-se que os povos na era pagã decoravam ovos para dar as boas-vindas ao sol, festejando a primavera para assegurar fertilidade ao homem, á terra e aos rebanhos: A pêssanka simbolizava, assim, o renascimento da terra na primavera” (ZANELATTO, 2013, p.01).

Pysanky, pysankla e pêssanka são palavras que derivam da palavra ucraniana “pessaty,” que significa escrever. A arte de colorir os ovos ficou assim denominada pelo fato de ser expresso algo por meio dos desenhos, das formas e das cores utilizadas. Dar uma pêssanka é dar um presente simbólico da vida, pois o ovo em sua simbologia deve renascer por inteiro, além disso, cada um dos desenhos e das cores na pêssanka é considerado ter um significado profundo. Tradicionalmente, os desenhos são escolhidos para combinar com o caráter da pessoa a quem a pêssanka será dada como presente. (CIUPA, 2002).

“Há indícios de que os ucranianos produziam pêssankas desde 3.000 a.C., com ferramentas rústicas e desenhos não tão elaborados como os de hoje em dia. Como os ucranianos veneravam a natureza, antes da conversão ao cristianismo, na Festa da Primavera ofereciam presentes ao deus Dajbóh, equivalente a Apolo, e entre eles sempre se encontravam pêssankas. Quando o príncipe Wolodymir adotou o cristianismo como religião oficial do país, o clero adaptou a arte dos ovos decorados à nova realidade e eles passaram a ser uma tradição de Páscoa” (MICHALZECHEN, 2013, p.01).

A pêssanka é feita, tradicionalmente, durante a última semana da Quaresma, que é festejada no calendário católico e ortodoxo. Os ovos pintados são levados então á Igreja na celebração no sábado de aleluia, para serem abençoadas pelos sacerdotes, estes ovos carregam as camadas mais profundas do misticismo religioso para os ucranianos, acreditam que ao ofertar ou receber um pêssanka esta tráz consigo fortuna, prosperidade, saúde e proteção, considerada como um talismã de proteção e não apenas um elemento decorativo. (CIUPA, 2002).

Dona Maria Bodnar integrante da comunidade São Nicolau de Roncador –PR na confecção de pêssankas.



REFERÊNCIAS

ARROYO, M, G. Depoimento. Revista Educação em Revista UFMG, v. 1, n. 32, p. 25-42, set. 1994.
BORUSZENKO, O. Os ucranianos. In: Boletim informativo da casa Romário Martins. 2. ed. Curitiba: Fundação Cultural de Curitiba, v. 22, n. 108, out. 1995.
_______. Caderno estatístico do município de Roncador. Roncador: Prefeitura Municipal de Roncador. Livreto impresso, 2016.
CIUPA, E. Roncador terra da fé. Livreto impresso, 2002.
HORBATIUK, P. Imigração Ucraniana no Paraná. Porto União: Uniporto, 1989.
PREFEITURA DE RONCADOR. História, pioneiros e atualidades. Roncador: Prefeitura Municipal de Roncador. Livreto impresso, 1986.
ZANELATTO, C. Quando Os Padrões São Símbolos. Revista Clichê, v. 1, n. 23, p. 1-14, jun. 2013.



Autora: Ana Flavia Slobodjan dos Santos

Acadêmica do 4º ano do curso de Fonoaudiologia da UNICENTRO – Campus/Irati – PR

Participou como orientanda voluntária da Profª . Drª. Loremi Loregian-Penkal (DELET/Irati) com o projeto intitulado “A cultura ucraniana e sua trajetória no município de Roncador – PR”, nos anos de 2015 e 2016, trabalho pertencente ao Programa Institucional de Iniciação Científica - PROIC, da UNICENTRO,  tendo como apoio a Fundação Araucária.

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