:::: MENU ::::
Abril/2019

Felicidade é pouco, nós estamos eufóricos em poder resgatar mais um pedacinho da nossa rica cultura Ucraniana 🇺🇦


Hailka são canções encenadas e interativas, relacionados com a chegada da primavera (na Ucrânia esta é a época do início da primavera) e o período Pascal, que na cultura ucraniana é celebrado de maneira muito familiar e alegre.

Dados históricos mostram que esse costume existe há mais de três mil anos. O nome Hailka vem da palavra “Hai”, que quer dizer bosque, onde, principalmente os jovens, realizavam as atividades de lazer, mas a partir do cristianismo elas passaram a ser praticadas no pátio das igrejas porque era o local de encontros das famílias.

No início, ainda na era pagã, todos da família participavam. Depois em alguns períodos dos milênio passados interessava somente a juventude. Atualmente está tendo a participação de todas as idades.

Os diversos movimentos que acompanham os cantos simbolizam a harmonia do ser humano com o ritmo da vida no Universo nos três planos: o físico, o mental e o espiritual.

A maioria das canções tem a fórmula antiga, com vocabulário antigo e folclórico, e transmitem a beleza, a dinâmica das estrofes que as compõem e o espírito das civilizações ucranianas.

As canções da Hailka tem um caráter sincrético: é uma composição harmoniosa de palavras, melodia, musicalidade, movimentos e outros.

Texto por Irmã Zenóbia Mi



Fale com a gente: Contato